Novo Concurso

novos concursos públicos de 2014

LINKS PATROCINADOS

Praticamente todos os anos acontecem concurso público para diplomata. São muitas as pessoas que querem ganhar o salário inicial de R$ 12.900,00. A concorrência chega a ser mais de 270 candidatos por vaga para este ano. No ano passado a concorrência foi de 82 candidatos para cada uma das 108 vagas. Normalmente são contratados 30 diplomatas em média por ano. É importante destacar que 10% das vagas sempre são destinadas a negros.

Por ser um concurso muito disputado é necessário muito preparo, muito estudo. Os cursinhos especializados em concurso para diplomata estão sempre lotados. A maior dificuldade em se passar no concurso está na grande variedade de conteúdos que são exigidos dos candidatos na prova. Você realmente precisa se preparar bem em todos os assuntos exigidos se desejar conquistar a sua vaga no Itamaraty.

O concurso é dividido em fases. Na primeira fase você vai responder questões de múltipla escolha sobre português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.

Já na segunda fase você terá que responder uma prova escrita de português. Como sempre é fundamental estudar muito português para qualquer concurso público. Na terceira etapa você terá que encarar questões discursivas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de direito e conhecimento sobre leis internacionais públicas.

E depois de tudo isto você ainda vai ter que passar pela quarta e última fase. Você terá que se dar bem na prova de francês e espanhol. Como as três primeiras etapas são de caráter eliminatório todo cuidado é pouco. É por isto que muita gente começa a se preparar para o concurso do Itamaraty quando ainda está no ensino médio onde você pode começar a se interessar mais por política externa. Na hora de fazer faculdade o melhor curso seria o de direito já que historicamente as pessoas que tem curso superior em direito são as que mais são aprovadas seguidas pelos formados em relações internacionais e comunicação. Muita gente que possui mestrado e doutorado também tenta passar no concurso para se tornar diplomata.

O concurso para entrar no Instituto Rio Branco, que forma diplomatas brasileiros, começou com sete mil candidatos para 26 vagas. Comece a estudar agora para fazer o concurso do próximo ano. Veja mais sobre o concurso deste ano e detalhes dos concursos dos anos anteriores. Em 2012 certamente acontecerá um novo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

Assista o vídeo que mostra a realidade de quem está se preparando para o concurso e dicas do que estudar para passar no concurso.


Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Receba por e-mail aviso sobre novos concursos

Seu Email:

Delivered by Google FeedBurner


Compartilhar esta notícia no orkut, facebook, twitter ou por email:

2 Comentários

  1. Daniel agosto 10th, 2012 at 15:41

    Boa tarde moro no interior de Minas Gerais e gostaria de saber mais sobre a preparação para o concurso do ITAMARATY.

    Obrigado, Daniel.

  2. Indianara outubro 10th, 2012 at 15:18

    Boa tarde!

    Gostaria de comprar as apostilas para início dos estudos, principalmente com relação ao espanhol e ao francês. Estou no terceiro de Direito e vou fazer a prova assim que estiver com o diploma em mãos.

    Obrigada!


Comentário dos leitores




Cursos Profissionalizantes Online com Certificado:

Curso de Memorização para Concurso